terça-feira, 11 de junho de 2013

Prova PRF 2009 - FUNRIO - Questão 9 - Policial Rodoviário Federal - Interpretação de texto

Prova Policial Rodoviária Federal - caderno 1


Questão 9

"Quando você me ouvir cantar,Venha, não creia, eu não corro perigo"
A canção de Caetano Veloso emprega uma estrutura sintática que combina os verbos "ouvir" e "cantar" com o pronome "me".

Quanto a essas palavras, é correto afirmar que

A) os verbos "ouvir" e "cantar" formam uma locução verbal vinculada ao pronome "me".

B) apenas o verbo "cantar" é transitivo direto, sendo "me" o objeto direto.

C) o pronome oblíquo ocupa uma posição de ênclise ao verbo "ouvir".

D) apenas o verbo "ouvir" é intransitivo, sendo "me" uma palavra expletiva.

E) o pronome "me" se relaciona gramaticalmente com "cantar" e com "ouvir".

Qual das alternativas acima você acha que está correta? Comentem esta postagem, participe!  

Clique no link abaixo para preparar-se para o concurso da PRF 2013



Gabarito C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e em nosso Blog da PRF 2013